O Ministério Público cumpriu, na manhã desta quinta-feira, mandados de desocupação e demolição de cinco casas construídas em áreas de risco em Santa Maria.
Moradores da Vila Bilibio estão sendo notificados para deixarem casas em locais perigosos
As moradias ficavam na Vila Bilibio, localizada no bairro Km 3, na região nordeste da cidade. As construções eram, em sua maioria, feitas de alvenaria e ficavam no alto de um morro. No local, não poderia haver residências, já que há o risco iminente de desmoronamentos. A situação se agrava em dias de chuva.
Defesa Civil monitora condições do solo na Vila Bilibio em Santa Maria
Ao todo, 27 pessoas perderam suas casas. No entanto, apenas uma família ainda não recebeu uma nova moradia. Os demais foram realocados em residências do Loteamento Leonel Brizola.
Um homem de 67 anos, que morava no local e ainda não tem para onde ir, estima um prejuízo de cerca de R$ 300 mil. Ele vivia na Bilibio desde os 19 anos. A Secretaria de Habitação deve se reunir com o idoso ainda nesta quinta para resolver o destino da família.
As negociações entre a prefeitura e os moradores já ocorrem há quatro anos. Ao longo deste período, as famílias receberam diversas notificações. A última delas, foi feita na terça-feira.
A demolição e a transferência das famílias acontecem desde as 8h. Acompanham os trabalhos, além do secretário de Habitação, Wagner Bittencourt, 40 policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar (BM), cinco bombeiros e quatro guardas municipais.