A prefeitura de Santa Maria irá notificar e multar a empresa Revita, responsável pela coleta de lixo no município. Segundo nota, o motivo seria falhas na coleta dos resíduos. A Secretaria de Finanças também não deve efetuar os pagamentos à empresa referentes ao mês de agosto, por entender que a Revita não está cumprindo o contrato. Há possibilidade ainda de que a Procuradoria Geral do Município declare a empresa como inidônea, em caso de o recolhimento de lixo não ser normalizado ainda nesta semana.
À reportagem do Diário de Santa Maria, o supervisor da Revita, Raul Lessa, disse que o atraso ocorreu devido a uma falha em um caminhão, que não conseguia erguer os contêineres. Mas, segundo ele, o problema foi solucionado e a coleta normalizada.
Fim do contrato
A Revita, que faz a coleta na cidade desde 2010, atua com um contrato emergencial e deve seguir fazendo o serviço até 31 de agosto (apesar do contrato aditivo com a prefeitura expirar apenas em 27 de setembro).
A previsão é que as duas empresas vencedoras da licitação do serviço de coleta de lixo – realizada no início deste ano – assumam o serviço em 1º de setembro, passado o prazo de 90 dias estabelecido após a assinatura do contrato, feito em 8 de junho.
Em abril deste ano, o Executivo divulgou o resultado do edital. A empresa Cone Sul Soluções Ambientais, de Porto Alegre, fará a coleta e o transporte de resíduos sólidos domiciliares conteinerizados. O valor firmado será de R$ 9 milhões para os dois anos de contrato. Já a empresa Sustentare Saneamento, de São Paulo, será responsável pela coleta convencional e o transporte de resíduos domiciliares e públicos. O valor apontado foi de R$ 14,3 milhões, também por dois anos. Ambos os contratos podem ser renovados por mais três anos.