O dissídio dos metalúrgicos de Caxias do Sul está mais próximo de um encaminhamento, porque o Sindicato dos Trabalhadores marcou para este sábado (3), às 9h30min, uma assembleia para avaliar a nova proposta do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs).
Na última reunião de mediação na Justiça do Trabalho em Porto Alegre, o sindicato patronal chegou ao índice de 9,8%, que corresponde a inflação do período da data base de junho. Porém, o Simecs quer parcela em duas ou três vezes, sendo o último pagamento em dezembro.
Nesta semana, os representantes sindicais têm reuniões programadas com o objetivo de tentar chegar a um acordo para levar um percentual de reajuste para a Assembleia. O clima parece estar bem mais amistoso: "A proposta está muito próxima do que eles (o sindicato dos metalúrgicos) queriam", afirma o presidente do Simecs, Reomar Slaviero.
De acordo com o presidente interino do Sindicato dos Metalúrgicos, Claudecir Monsani, o que ainda precisa ser negociado é a forma de parcelamento para que não fique tão longe da data base: "Mas com esse posicionamento diferente deles (sindicato das indústrias), cedendo um pouco até onde dizem que poderiam ceder, a gente acha que dá para chegar com uma definição na assembleia para uma tentativa de acordo ou para continuar com a discussão na Justiça".
Se os sindicatos entrarem em acordo nos próximos dias, ele poderá ser homologado em uma nova reunião de mediação agendada para 12 de setembro, às 14h.