Um balanço de janeiro a abril de 2016, da Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul, mostra que 1.401 motoristas foram abordados durante as operações integradas conhecidas como Balada Segura para fiscalizar motoristas no perímetro urbano. Mais de 15% dos problemas encontrados durante as blitze se referem à embriaguez ao volante. Foram 224 casos nos primeiros meses ano. A maioria dos motoristas se recusou a fazer o teste do bafômetro, em 152 das abordagens. Outros 61 motoristas foram autuados por embriaguez e 11 foram encaminhados para Delegacia de Polícia por crime de trânsito ao atingir índice superior a 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
O mês de janeiro foi o que teve mais abordagens, foram 500 motoristas fiscalizados. Em fevereiro este número caiu, foi retomado em março e novamente diminuíram as blitze em abril, para 270 inspeções. De acordo com o diretor-geral da Secretaria de Trânsito, Carlos Noll, a redução de horas extras e também a necessidade de canalizar efetivo para fiscalizar a área central por conta das conversões proibidas com a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade, o SIM Caxias, impactaram no Balada Segura. "Reduziu um pouco, mas não a ponto de afetar a prevenção. Não se fazem menos do que 12 operações por mês", destaca Noll.
Desde que as chamadas forças-tarefa com participação de diversos órgão de segurança iniciaram em 2011, para combater principalmente a embriaguez ao volante, mais de 77,3 mil veículos foram abordados. Mais de 3.340 condutores foram autuados por dirigir alcoolizados. Outras 974 responderam por crime de trânsito e 777 se recusaram a fazer o teste do bafômetro.