Foi cancelada a 5ª edição do Festival Nacional da Massa, mais conhecido como Fenamassa de Antônio Prado. A festa estava marcada para ocorrer de 11 a 23 de outubro no centro da cidade histórica, mais foi transferida para 2017 porque a organização não conseguiu captar recursos suficientes. O comunicado com a decisão foi divulgado nesta terça-feira (9) pela promotora do evento, a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária (CIC) de Antônio Prado.
O curto prazo para levantar recursos das leis de incentivo à cultura, e as incertezas econômicas foram os fatores apontados pela organização para o cancelamento da edição dois meses antes do início da festa de Antônio Prado. Conforme o presidente da FenaMassa, Gustavo Samuel Giulian, os projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e da Lei federal Rouanet foram encaminhados no limite legal, em meados do mês de maio, mas até agora não foram aprovados.
Temendo não ter tempo hábil para captar os R$ 750 mil orçados para a montagem da estrutura de 4 mil metros quadrados, a organização se reuniu na segunda-feira (8) e decidiu recuar. A feira estava sendo organizada normalmente, mesmo sem a aprovação das leis. Inclusive oficinas de culinária estavam sendo promovidas como eventos preparatórios.
"Esperamos até o limite e tomamos a decisão agora até para liberar fornecedores. Se a gente decidisse por fazer a festa, a CIC teria que desembolsar dinheiro que poderia comprometer até a edição do ano que vem", afirma o presidente da Fenamassa.