Mais uma rodada de negociação salarial dos trabalhadores do comércio de Caxias do Sul ocorreu nesta quinta-feira (4). A reunião do Sindilojas com o Sindicomerciários formalizou a primeira proposta dos lojistas, mas os comerciários negaram o valor por estar abaixo da reposição da inflação do período, com data base de 1º de julho.
Conforme o presidente do Sindilojas, Sadi Donazzolo, o sindicato ofereceu 90% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em parcela única, alegando que muitas empresas estão com dificuldades e fechnado por conta da retração econômica.
Silvio Frasson, presidente do Sindicomerciários, disse que não se discute proposta abaixo da inflação e nem parcelamento, porque os lojistas já repassaram a inflação nos produtos e os trabalhadores querem no mínimo a inflação para compensar o aumento da cesta básica e outros produtos.
Enquanto o sindicato patronal oferece 8,31% de reajuste, o laboral quer a inflação de 9,4% do período e mais 2% de aumento real. O Sindilojas pretender realizar uma nova assembleia para discutir o reajuste e depois disso pretende marcar uma nova reunião.