Clínicas particulares de Caxias do Sul ainda não receberam doses da vacina contra a dengue e a maioria não tem previsão de receber. Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda e anunciou que a dose da vacina no Brasil, produzida pela empresa Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda., custaria entre R$ 132 e R$ 138. Nenhuma das clínicas ouvidas pela reportagem de Caxias informou quanto vai cobrar pela vacina.
No Alfa Laboratório, a justificativa é de que como a vacina é uma novidade, ainda não há muita procura e a previsão é de que ela seja comprada mais próxima do verão.
A Unimed informou que a compra ainda está em negociação e não há previsão da quantidade que será encomendadas, nem a data de entrega e o valor. O Fátima Saúde disse que não tem previsão de oferecer este tipo de imunização.
Na Central de Vacinas do Círculo Saúde, a compra será feita conforme a demanda por conta do pequeno prazo de validade da vacina. De acordo com o técnico de enfermagem Marcelo Fialho, cada lote tem 10 doses e, depois de aberto, a durabilidade é de oito horas. Por isso, eles estão cadastrando interessados e precisarão de, no mínimo, 10 pessoas para fazer o primeiro pedido. Segundo Fialho, já apareceram os primeiros interessados.
A situação é semelhante na Clínica São Lucas, onde nenhuma encomenda foi feita para o laboratório fabricante em função de ainda não ter demanda da população pela vacina.