Três anos após a aprovação, pela Assembleia Legislativa, da lei que autoriza a criação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, a ser completada no próximo sábado, 10 dos 13 municípios previstos ainda não aderiram oficialmente à proposta.
Segundo o chefe de governança da Metroplan na Serra, Ozório Rocha, apenas Antônio Prado, Ipê e Farroupilha aprovaram as leis de adesão à conglomerado de municípios. Para que a Região Metropolitana seja regulamentada pelo governo do Estado e comece a funcionar na prática, é preciso que todos os municípios aprovem a lei municipal. Conforme Ozório, no entanto, não há expectativa de que os demais municípios votem a adesão neste ano devido às eleições.
Além de Ipê, Farroupilha e Antônio Prado, a texto prevê que a área seja formada por Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos, Santa Tereza.
Uma região metropolitana tem benefícios como recursos federais facilitados e a possibilidade de ligações telefônicas com tarifa local entre as cidades integrantes.
Gaúcha
Apenas três municípios aderiram até agora à Região Metropolitana da Serra
Lei que autorizou a criação do conglomerado de 13 municípios completa, sábado, três anos de aprovação
GZH faz parte do The Trust Project