A reformulação do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, realizada pelo governo federal deixou de fora o terminal que estava previsto para a região das Hortênsias. Quando o projeto foi lançado, em 2012, o aeroporto estava incluso entre os 270 planejados para receber investimentos no país.
A área apontada para receber o investimento ficava em Canela. Estudos de viabilidade, inclusive, foram iniciados, embora houvesse questionamentos quanto à proximidade de Gramado e Canela com o novo aeroporto de Caxias do Sul. Com a reformulação do programa de aviação regional, anunciada na semana passada, somente 53 dos aeroportos previstos inicialmente serão contemplados. No Rio Grande do Sul, somente os terminais de Vila Oliva, Passo Fundo e Santo Ângelo devem receber investimentos.
O entendimento da Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes é de que o terminal das Hortênsias de fato ficaria próximo demais do aeroporto de Caxias do Sul. O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, lamentou a decisão e disse que a Serra sempre fica em segundo plano apesar do potencial turístico e econômico.
Conforme ele, a região poderia receber de três a quatro voos diários e não ficaria inviabilizado pelo novo terminal de Caxias. Tissot disse, no entanto, que Vila Oliva poderia atender a demanda turística da Serra desde que a estrada entre o município e o distrito caxiense seja pavimentada. A ligação tem 25 quilômetros.
Sem o investimento, segundo ele, não haveria diferença para o passageiros utilizar Vila Oliva ou o Salgado Filho. De acordo com pesquisa da Secretaria de Aviação Civil divulgada no ano passado, Gramado é o segundo município que mais movimenta passageiros no aeroporto de Porto Alegre, perdendo apenas para a própria capital.
Gaúcha
Aeroporto das Hortênsias, na Serra, é retirado do programa de aviação regional
Governo Federal cortou de 270 para 53 o número de projetos que receberão investimentos
André Fiedler
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