Vândalos destruíram cinco dos 25 painéis da exposição permanente da Ilha da Pintada, no Bairro Arquipélago, em Porto Alegre, na madrugada desta segunda-feira. Desde fevereiro deste ano, quando foi inaugurada a iniciativa, os banners com proteção UV identificavam os pontos turísticos do bairro. Em nota no Facebook, a idealizadora do museu, pesquisadora, diretora do Museu das Ilhas e moradora da região, Teresinha Carvalho da Silva, desabafou:
– Querida Ilha da Pintada, em especial Escola Maria José Mabilde, hoje estamos de luto quando nos chega a notícia de uma criatura sem coração, sem saber que está praticando o crime contra o patrimônio da Comunidade. O que leva um jovem a fazer tamanha barbárie? Temos que levantar quem fez esta maldade e denunciar e cobrar dos pais o pagamento da reposição.
Leia mais
Ilha da Pintada será o primeiro bairro de Porto Alegre a ter um museu de rua com exposição permanente
Amigos arrecadam dinheiro para reconstruir associação de pescadores na Ilha da Pintada
Meta alcançada: associação da Ilha da Pintada será reformada!
Iniciativa inédita para contar a história de um único bairro da Capital, o museu de percurso - como é identificado - teve pesquisa iniciada em 2012 e apontou locais comuns aos habitantes com importância histórica. Segundo a historiadora Ana Maria Dalla Zen, professora do curso de Museologia da Ufrgs, a ideia é apresentar a memória do bairro e fazer com que as pessoas tenham orgulho de onde moram.
Com o auxílio das turismólogas Rosiely de Souza Reis e Rosanir Lindemayer, 20 estudantes foram selecionados para serem os responsáveis por contar as histórias que marcam a ilha. Rosiely explica que escolas e grupos de turistas estão sendo recebidos para conhecer o bairro, valorizando a região.
Prejuízo
A gestora do CAR Ilhas, Patrícia da Silva Coelho Salcedo, informou que um boletim de ocorrência foi registrado. O objetivo é identificar os responsáveis pelo vandalismo.
Segundo Rosiely, desde a inauguração há uma campanha para divulgar o turismo da Ilha. Com a destruição de cinco painéis, o prejuízo passa dos R$ 2 mil.
– Este vandalismo nos deixou muito tristes, mas seguiremos lutando – afirma.
Vandalismo
Vândalos destroem painéis do museu da Ilha da Pintada
Ação ocorreu na madrugada desta segunda-feira
GZH faz parte do The Trust Project