A chuva de granizo que atingiu algumas regiões do Rio Grande do Sul causou estragos na noite desta quarta-feira (13). No município de Não-Me-Toque, no Alto Jacuí, o temporal com granizo destelhou dezenas de casas. Também houve queda de árvores na RS-142, entre Carazinho e Não-Me-Toque. Os Bombeiros Voluntários se deslocaram até a rodovia para retirar a vegetação e o gelo que ficou acumulado nas imediações do km 13.
De acordo com a prefeita Teodora Lutkmeyer, a chuva durou cerca de 10 minutos e destelhou dezenas de casas no município. "A chuva foi forte e o granizo era bem grande. Inclusive os bueiros ficaram obstruídos com a quantidade de gelo que se formou. O telhado da minha casa também foi danificado, as calhas não venceram a vazão da água e a força do gelo", afirmou.
A chuva começou por volta das 20h e atingiu todo o município. A Defesa Civil ainda percorre os bairros de Não-Me-Toque para avaliar os estragos. Com os bueiros entupidos, a água invadiu algumas residências.
Em Soledade, que havia sido atingida por um temporal entre a noite de domingo (10) e madrugada de segunda-feira (11), voltou a ser castigada nesta noite. De acordo com a BM, há relatos de granizo na área rural, principalmente nas localidades de Macieira e Posse Generoso. Algumas casas tiveram os telhados danificados. Algumas poucas moradias que estavam cobertas com lonas devido ao temporal anterior tiveram que repor o material, que acabou rasgando.
No município de Coronel Bicaco, no Norte do Estado, houve queda de granizo e algumas residências foram danificadas em razão do vento forte. A prefeitura do município está acompanhando a situação nesta noite. Em Água Santa, na região Norte do RS, também houve queda de granizo e casas foram destelhadas.
Não há registro de feridos em nenhum dos municípios citados. Também houve registro de granizo ainda em Canoas, Cachoeirinha, São Leopoldo, Sapucaia, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e São Francisco de Paula.