A Polícia Civil desencadeou na manhã desta sexta-feira uma operação para frear a onda de homicídios em Capão da Canoa, no Litoral Norte, que já deixou 21 vítimas desde o começo do ano. De acordo com a delegada Sabrina Deffente, a maior parte das mortes foram consequência das ações de dois grupos criminosos com origem na própria região. Os dois grupos com bases entre os bairros Parque Antártica e Invasão foram alvo da chamada Operação Sem Carinho e 14 pessoas acabaram detidas – 13 adultos e um adolescente.
A investigação contra um dos grupos teve origem em um latrocínio ocorrido em outubro do ano passado, quando um comerciante foi morto em Capão da Canoa. Os investigadores da DP de Capão da Canoa concluíram que os autores do crime faziam parte de uma quadrilha em busca de dinheiro para financiar seus pontos de tráfico na região.
– Eles cometiam roubos nessa área, sobretudo de veículos e residências, justamente para manterem o tráfico de drogas – explica a delegada.
Por outro lado, a investigação foi batizada "Sem Carinho" como referência a uma quadrilha que tem seu comando dentro do Presídio de Osório.
– A cada crime cometido por eles, os criminosos davam a sua mensagem: 'Essa vai sem carinho' – relata a responsável pela investigação.
Segundo Sabrina Deffente, os integrantes da quadrilha tinham tatuado no braço a mensagem: "Família 33. Sem Carinho". Trata-se de uma quadrilha que comandava o tráfico de drogas na cidade há alguns anos, mas o comando havia sido preso. Em fevereiro, três integrantes do bando saíram da cadeia e passaram a executar rivais para retomar o controle das bocas de fumo. Dois comparsas seguiam dando ordens na prisão. Eles também receberam mandados de prisão preventiva.
Leia mais notícias do dia
Combate ao tráfico
Operação policial prende 14 para frear onda de homicídios no Litoral
Prisões aconteceram durante operação policial em Capão da Canoa. Só neste ano, município do Litoral Norte já registrou 21 assassinatos. Tráfico de drogas motivou maior parte dos crimes
Mariana Furlan
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project