O crack _ uma das substâncias entorpecentes mais devastadoras e baratas no atacado _ dificilmente é apreendido em grande quantidade em operações policiais.
Por isso, o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) comemorou a apreensão de 30 kg de crack e mais 5 kg de cocaína, na madrugada deste domingo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O flagrante ocorreu na BR-116, em Sapucaia do Sul.
O diretor do departamento, Mario Souza, garante que a operação desarticulou um importante traficante da região. O suspeito, de 31 anos, transportava parte da droga em um compartimento sofisticado em um veículo Captiva.
A droga estava escondida no lugar do airbag (almofada de proteção que infla automaticamente em caso de acidente). O acesso ao compartimento dependia do acionamento do freio.
– A rota foi desarticulada e o principal articulador (que fornecia drogas na região) foi preso. É um traficante de nível elevado porque faz parte de uma estrutura grande, com acesso a carro de luxo e esconderijo sofisticado – avaliou.
Segundo a polícia, o traficante costumava transportar a droga de Foz do Iguaçu – cidade paranaense que faz fronteira com o Paraguai – até uma casa em Novo Hamburgo.
A residência funcionava como depósito e laboratório que possivelmente servia para alterar a substância e ampliar a quantidade do produto.
O suspeito que não teve o nome divulgado até a tarde deste domingo vai responder por tráfico de drogas, posse de maquinários utilizados para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo com a numeração raspada por causa de uma pistola 380 apreendida dentro do veículo.
– Hoje a sociedade vence e o crime organizado perde – destacou Souza.