Oito profissionais da área da saúde aprovados em concurso do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) foram convocados para o trabalho nessa terça-feira (21). A convocação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está no Diário Oficial da União, e é referente a um concurso do ano passado.
Dos oito profissionais, quatro são médicos anestesistas. Segundo o chefe da Divisão Médica, Larry Argenta, a chegada dos profissionais possibilita a abertura de mais uma sala de cirurgia e, consequentemente, o aumento no número de procedimentos. O Husm tem cirurgias restritas devido à falta desses profissionais: das nove salas, apenas cinco são utilizadas. Agora, serão seis.
Só no setor de traumatologia, a média de cirurgias mensais caiu 75% em dois anos devido ao problema. Pelas normas, deve haver um anestesista por sala para cada procedimento. Ainda há 23 anestesistas aprovados em concurso que deverão ser chamados nos próximos meses, ainda sem prazo definido.
Também foram convocados mais quatro médicos das áreas de cardiologia, clínica médica, hematologia e hemoterapia e medicina intensiva pediátrica (veja lista abaixo). Todos começam a atuar a partir de 1º de julho.
No dia 28, deverá ser feita a entrega da documentação na sala da Divisão de Gestão de Pessoas. Nos dias 29 e 30, os aprovados passarão por coleta de sangue e exame admissional. No dia 1º de julho, assinam o contrato e já começam a trabalhar.
Aprovados
Médico - Anestesiologia
1º - Mariane Frois Ourique
2º - Jeferson Quevedo Devens
3º - Bernardo Schepa Leal
4º - Marcelo Augusto Otto;
Médico - Cardiologia
1º - Renato Berwian;
Médico - Clínica Médica
1º - André Luiz De Carvalho
Médico - Hematologia e Hemoterapia
1º - Juliana Chiodelli Salvador;
Médico - Medicina Intensiva Pediátrica
1º - Márcia Taschetto Motta;