A campanha da vacinação contra a gripe foi aberta ao público geral em Pelotas nesta sexta-feira (10). Após atingir a meta e alcançar mais de 88% do grupo prioritário, a Vigilância Epidemiológica disponibilizou cerca de quatro mil doses que sobraram da etapa destinada aos trabalhadores da Segurança, lançada no final do mês passado.
No entanto, pacientes reclamam que faltam vacinas nos postinhos. Nesta manhã, muitas pessoas no Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, afirmaram que foram até algumas unidades de saúde e não encontraram a imunização. "Fui no Sansca, na vila Castilho, e me encaminharam para a Especialidades", disse Lizane Ricther. Junto com a colega Michele Becker, não esperou mais de 15 minutos na fila e elogiou a agilidade do atendimento, mas lamentou ter que caminhar de um posto a outro.
A gerente da Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Gomes, explicou que as doses são distribuídas conforme a demanda das unidades. "Pode ter acontecido de alguns postinhos não pedirem as vacinas para a Secretaria de Saúde". A vacinação será feita enquanto durar o estoque.
Em Rio Grande, a vacinação foi aberta ao público em geral na última segunda-feira (6) e durou menos de dez horas. Duas mil doses foram aplicadas em oito postos de saúde. O município atingiu 81% do grupo de risco.
Até agora, três pessoas tiveram morte confirmada por Gripe A na Zona Sul: duas mulheres de 46 e 52 anos com doenças crônicas em Rio Grande e um homem de 34 anos fora do grupo de risco em Canguçu.