Alunos de escolas estaduais de Santa Maria têm aulas suspensas nesta segunda-feira. Professores cancelaram atividades em protesto contra o parcelamento dos salários feito pelo Governo Estadual para servidores do executivo.
Unifra abre inscrições para 440 vagas no vestibular inverno
Casos como o da Manoel Ribas, que tem 1.362 alunos, estão sem atividades nesta segunda. Alunos da Gomes Carneiro tiveram o turno da manhã cancelado. Na Coronel Pilar, somente o Ensino Médio não terá aulas nesta segunda-feira.
Governo do Estado abre seleção para 1,1 mil vagas emergenciais de professores
A diretora Méri Musa Nogueira, da Olavo Bilac, que também está sem aulas, reclama das dificuldades de se trabalhar sem receber o pagamento integral. Ela ainda diz que as restrições de atividades dão prejuízo inferior aos problemas enfrentados, como demora para início de obras reivindicadas há mais de 10 anos no prédio que existe há 115 anos.
Leia outras notícias sobre o parcelamento dos salários
A diretora regional do Cpers, Sandra Régio, afirma que a maioria das escolas na Região Central está com as atividades suspensas nesta segunda-feira. São 18 municípios na área de abrangência da regional do sindicato. Durante a tarde, o Cpers concluirá o levantamento apontando a adesão ao movimento.
A categoria também reclama da falta de segurança no ambiente escolar. A partir de terça, a mobilização deverá seguir com aplicação de turno reduzido pelo menos uma vez por semana até o pagamento integral para os servidores, previsto para o próximo dia 13.
Alunos foram avisados na sexta-feira sobre o cancelamento de atividades. Por isso, poucos foram às instituições nesta manhã. Como variam as formas de aderir à mobilização, a orientação para pais e alunos é que liguem para as escolas e confirmem se haverá aulas.