Quando ecoa a trilha de Ave Maria pelas ruas de São José dos Ausentes, nos Aparados da Serra, a 300km de Porto Alegre, a população volta os ouvidos para o mesmo lugar: o alto-falante da igreja da Paróquia São José, no Centro. Na cidade de 3 mil habitantes, Whats App ou rádio não têm vez. É do alto-falante de som abafado e, por vezes falhado, que surgem os principais anúncios comunitários, desde perda de carteira de identidade até o obituário mais recente.
Existente há mais de cinco décadas, o serviço gratuito tem tanta audiência que até órgãos públicos o usam, como o TRE chamando para o recadastramento dos eleitores. À frente da empreitada está o padre André Varisa, 25 anos, considerado 'a voz de Ausentes'. Desde que assumiu a paróquia, há quatro meses, ele vem reforçando a importância do alto-falante na cidade que ainda vive da lida rural.
Leia mais
Como moradores da Serra enfrentam temperaturas negativas
Confira todas as notícias do dia
Esta é a primeira vez que o padre tem a responsabilidade sobre uma paróquia, desde que assumiu a batina em janeiro. Ao longo de dez anos de formação em teologia e filosofia, ele teve aulas de dicção e de como se expressar para grandes públicos. Das lições aprendidas, guarda uma com atenção: ter prudência no que vai dizer. Serve para a vida e também para definir o que será anunciado aos moradores de São José dos Ausentes.
– O alto-falante tem uma audiência extraordinária. A gente tem uma credibilidade muito grande porque sabem que não rodaremos qualquer coisa e de qualquer forma. É só aquilo que tem significância imediata para a nossa comunidade – explica André.
A voz que vem da igreja
Padre é a voz de São José dos Ausentes
André Varisa, da paróquia São José, está à frente do serviço de anúncio com maior audiência na cidade de 3 mil habitantes
GZH faz parte do The Trust Project