A vacina contra o vírus influenza é, indiscutivelmente, a melhor forma de garantir a prevenção ao vírus, para todas as pessoas. Porém, não é possível que 100% da população receba as doses, que são escassas tanto na rede pública quanto em clínicas privadas. Diante disso, não é preciso ter pânico. O que está ao alcance de todos são dicas básicas de higiene e de uma vida saudável que reduzem bastante as chances de contágio.
Cerca de 70 mil já receberam a vacina da gripe em Santa Maria
De acordo com o médico infectologista Thiego Teixeira Cavalheiro, já que não é possível que todos sejam vacinados, há recomendações que, se seguidas por todos, evitam que o vírus se espalhe: – Se a pessoa tem sintomas que se assemelham a gripe ou resfriado, deve consultar um médico para tirar a dúvida. Além disso, hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos ou usar álcool gel sempre que sair de um lugar público ou tiver contato com secreções nasais, por exemplo, ajudam bastante.
Número de mortes por gripe A chega a 49 no Rio Grande do Sul
Evitar ambientes fechados e seguir a etiqueta básica de cuidados com infecções respiratórias são outras recomendações dadas pelo médico. Manter hábitos de vida saudável também contribui para que a pessoa não se exponha a vírus variados. Isso inclui se alimentar e dormir bem, permanecer ativo fisicamente, entre outros – confira, no quadro,outras dicas importantes.
Saúde
Não se vacinou contra a gripe? Saiba o que cuidados tomar para evitar o vírus
Além da imunização, há várias outras formas de evitar o contágio pelo vírus da gripe
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: