A pavimentação de rodovias no país cresceu em ritmo oito vezes mais lento do que a frota de veículos nos últimos 15 anos. Essa é uma das conclusões do primeiro anuário da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Lançado nesta segunda-feira, o trabalho reúne as principais estatísticas do setor.
Entre 2001 e 2015, as estradas asfaltadas foram ampliadas em 23,2% no Brasil, em média de 1,5% por ano. Desde então, o país conta com 210 mil quilômetros de vias do tipo, o equivalente a apenas 12,2% de toda a malha, que comporta mais de 60% do movimento de cargas e 90% dos deslocamentos de passageiros.
– Para piorar, 57,3% das vias têm problemas. A infraestrutura está evoluindo de forma muito lenta no país, e a falta de investimentos causa problemas colaterais que geram custos extras para o governo e a sociedade. Um deles é o encarecimento dos produtos – diz o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista.
Leia mais
Situação das rodovias gaúchas piora em 2015, aponta pesquisa CNT
ERS-640 é a rodovia em pior situação no RS, diz CNT
Em mapa, veja a avaliação das rodovias gaúchas
O caso do Rio Grande do Sul não é diferente. Aqui, as artérias revestidas com asfalto expandiram 31,46% no período avaliado – o Estado ficou em 11ª lugar entre as unidades da federação. Em contrapartida, a frota teve acréscimo de 138,62%.
O maior avanço em pavimentação foi registrado em Tocantins (375,96%) e também contabilizou o segundo mais alto incremento de veículos em circulação (484,95%) – nos dois casos, partiu de uma base mais baixa, o que contribuiu para o salto percentual.
As más condições das estradas acabam agravando o cenário, conforme a CNT, porque o país, além disso, patina nas demais opções de transporte. A navegação de longo curso, por exemplo, evoluiu apenas 5,4% entre 2014 e 2015. Já participação das ferrovias, embora tenha aumentado com o processo de concessões iniciado em 1996, envolve apenas 20% do total de cargas.
– Esperamos que todos esses dados ajudem o governo a definir prioridades e a recuperar o tempo perdido. Se não tem fôlego para promover melhorias, que pelo menos não dificulte os investimentos privados – sintetiza Batista.
Evolução da malha pavimentada (2001-2015)
Brasil
Rodovias asfaltadas no período: 23,2%
Avanço da frota: 184,2% (7,93 vezes maior)
RS
Rodovias asfaltadas no período: 31,46%
Avanço da frota: 138,62% (4,4 vezes maior)
Estados com maior malha pavimentada (2015, em quilômetros)
1º) Minas Gerais 25.823,9
2º) São Paulo 24.976,6
3º) Paraná 19.574,1
4º) Bahia 15.910,7
5º) Goiás 12.760,6
6º) Rio Grande do Sul 11.354,7
Rodovias com problemas em 2015 no Brasil, conforme:
1) Pavimento: 48,6%
2) Sinalização: 51,4%
3) Geometria: 77,2%
4) Estado geral: 57,3%
O estudo da CNT
O primeiro Anuário CNT do Transporte disponibiliza os principais dados sobre o setor no Brasil (envolvendo os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário). São mais de 800 tabelas disponibilizadas em planilhas eletrônicas, que podem ser consultadas no site anuariodotransporte.cnt.org.br.