A forte chuva de sábado afetou gravemente, pelo menos, três cidades da Região Central. A situação mais grave é em São Francisco de Assis, onde, de acordo com a prefeitura, mais de 100 postes de luz caíram, e cerca de 150 casas foram destelhadas. Na tarde deste domingo, toda a cidade ainda sofria com a falta de abastecimento de água (cerca de 15 mil clientes).
35 mil clientes continuam sem energia elétrica no Estado
Na madrugada de domingo, a energia elétrica foi reabastecida em alguns pontos da cidade, principalmente a área central, mas muitas famílias ainda seguiam sem luz. Conforme o prefeito Horácio Benjamim da Silva Brasil (PP), o Hospital Santo Antônio está funcionando com auxílio de um gerador.
De acordo com a assessoria da AES Sul, uma torre de linha de transmissão entre Jaguari e São Francisco de Assis caiu durante o temporal de sábado. A rede de distribuição foi bastante afetada com a queda de árvores, postes e danos nos fios elétricos. Equipes da concessionária trabalham no local para o restabelecimento da energia elétrica.
A Defesa Civil distribuiu cerca de 50 rolos de lonas às famílias, e o ginásio municipal foi colocado à disposição das pessoas que estão desabrigadas. Até a noite de domingo, 10 famílias estavam desalojadas, abrigadas em casas de amigos ou parentes.
Na segunda-feira, a Defesa Civil deve continuar a fazer o levantamento dos estragos e prejuízos na cidade, e principalmente na área rural, que foi bastante afetada. Quem quiser ajudar com doações de telhas, pode entrar em contato pelo telefone (55) 9613-3128 para saber como proceder.
Em São Martinho da Serra, pelo menos seis armazéns de soja tiveram o abastecimento prejudicados pela falta de luz desde a tarde de sábado. De acordo com uma moradora da região, na estrada que vai em direção a Val de Serra, muitos caminhões formam filas no aguardo do retorno da energia elétrica para descarregar a soja nos silos de armazenamento.
Equipes da AES Sul já estão percorrendo as regiões do município para tentar localizar os problemas.
Em Santa Maria, há relatos de falta de luz em pelo menos quatro casas, na Rua Armando Ricardo Viethan, na localidade de Passo da Ferreira.