Em 2015, Santa Maria registrou um dos menores números de mortalidade infantil no Estado, com índice de 6,9 óbitos para cada mil crianças nascidas vivas na cidade. O número é menor do que o registrado em 2014 (9,61), por isso, nesta quarta-feira, o prefeito Cezar Schirmer está em Porto Alegre para receber um certificado de mérito do governo do Estado.
O evento começaria às 11h, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Durante a solenidade, seria apresentado o ranking dos municípios gaúchos melhor colocados na redução dos índices de mortalidade de crianças com até um ano de idade. Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Santa Maria está entre as três primeiras colocadas.
Conforme nota divulgada pela prefeitura, Schirmer comemorou a conquista:
- Isto mostra o crescente trabalho da Secretaria de Saúde. Estamos nos dedicando, fundamentalmente, à atenção básica. E este trabalho vem trazendo importantes resultados para a nossa cidade.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Vânia Olivo, os índices são um reflexo da valorização dada à atenção primária, na cidade e na região, e também dos resultados do programa Primeira Infância Melhor (PIM). O PIM faz a captação precoce das gestantes e acompanhamento dos bebês e crianças até os seis anos de idade. O objetivo do programa é acompanhar e orientar as famílias e oferecer atendimento adequado à gestante.