Boa parte dos que estão lendo esta coluna conhece alguém que está no crime, então, peço um favor, mostre este texto para ele. Esse papo é para você que planta de pistola no beco e se acha o tal, que pensa que o crime é o creme. Essa marrinha de ficar dizendo que pode vir Brigada e Civil que você derruba só traz alegria para o dono da funerária.
Há uma semana, vivemos um dos maiores debates sobre violência que o Estado viu nos últimos tempos. Durante um tiroteio, um policial atirou em um bandido deitado no chão. Não vou nem entrar numas de se o policial fez certo ou errado, mas confesso que a cena foi chocante. Assim como é chocante ver policiais enfrentarem o crime com a cara e a coragem. Acha que, na hora, vão arregar? Não vão.
Leia mais
Troca de tiros entre PMs e bandidos termina com mortes em frente ao Hospital Cristo Redentor
Nem aí
Mas o que me chamou a atenção foi que, independentemente do policial ter errado ou não, a população e a corporação ficaram ao lado dele. Mais de 10 mil mensagens na internet repetiam que bandido bom é bandido morto.
Na moral, a cabeça dos "vida loka" está sendo pedida na bandeja e ninguém está nem aí para sua mãe que chora. Cair no papo de que o crime vai te trazer os "plaquê de cem" é a maior burrice que um jovem pode cometer. Se vierem, vêm acompanhados de uma maldição carregada de chumbo e estanho.
Se, mesmo depois deste texto, você ainda quiser ser do crime, pelo menos, tenha a decência de deixar seu enterro pago, para não dar trabalho à sua família, porque uma coisa é certa: a casa vai cair.