Se de um lado falta vacina para prevenção contra a gripe A, de outro, sobram remédios para tratar os possíveis casos de H1N1 e gripes comuns.
Prefeitura pretende antecipar campanha da vacinação em Santa Maria
De acordo com a farmacêutica Bernadete Mozzaquatro, que atua na Farmácia Municipal de Santa Maria, a distribuição do oseltamivir (Tamiflu) contra a gripe (influenza) é gratuita na rede municipal. Segundo ela, neste ano, a procura pelo medicamento aumentou em até 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
4ª Coordenadoria Regional de Saúde já recebeu vacinas contra a gripe A
Qualquer pessoa pode solicitar o remédio na Farmácia Municipal, desde que possua receita médica. A profissional acredita que o estoque da unidade será suficiente para suprir a demanda se a procura se mantiver como está. A Farmácia Municipal fica na rua Roque Calage, 55, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Infectologistas recomendam prefeituras a antecipar vacinação contra a gripe
A assessoria de comunicação do Hospital Caridade explica que os pacientes que tiverem os sintomas diagnosticados e possuírem atestado médico também podem solicitar o medicamento, gratuitamente, no local, na Avenida Presidente Vargas, 2.291.
Procura por vacina contra gripe volta a gerar filas em Santa Maria
A corrida pela vacina contra a gripe A sofreu uma pausa nos últimos dias em Santa Maria em função da falta das doses nas clínicas particulares. Nas clínicas Multivacin e Vivacin, as doses que chegariam nesta quinta-feira só serão recebidas na próxima semana em função da demanda dos laboratórios que fornecem as doses. Na Imune, apenas quem havia agendado está tendo acesso às vacinas.
Vacinação municipal
De acordo com o responsável pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Moacir Alves, o primeiro lote de vacina trivalente deve ser liberado aos municípios ainda nesta sexta-feira, após a reunião pela manhã, que contará com os representantes dos 32 municípios que fazem parte da 4ª CRS. O principal assunto do encontro será o combate ao vírus influenza (que engloba o H1N1 e gripes comuns) e o esquema de vacinação.
- A orientação é que os municípios mantenham o início da vacinação para 25 de abril e que sigamos o esquema estadual sem gerar falsa expectativa. A campanha já foi adiantada de 30 de maio para 25 de abril. Vamos manter a ordem e vacinar os grupos prioritários, sem tumulto - finaliza.