Batizada de Stellio, foi desencadeada na manhã desta terça-feira uma operação policial para desarticular uma organização criminosa que aplicava golpes financeiros utilizando a estrutura do Estado. A Polícia Civil estima uma fraude de, pelo menos, R$ 7,5 milhões envolvendo o Banrisul. Cerca de 300 agentes cumpriram 212 mandados judiciais em 13 cidades gaúchas.
Até as 11h30min, 27 pessoas haviam sido presas temporariamente. A polícia não revela o nome de nenhuma delas para não atrapalhar a continuidade das investigações. Além disso, 17 carros (a maioria de luxo), joias – incluindo uma coleção de relógios –, duas armas e R$ 20 mil em espécie. A polícia afirma que o Banrisul colaborou com a investigação, inclusive afastou servidores, mas o banco ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
De acordo com a polícia, o esquema consistia em montar empresas de fachada para realizar empréstimos bancários fraudulentos. Os golpistas apresentavam como garantia cheques sem fundo e bens que haviam sido obtidos com documentos falsos. Depois disso, o dinheiro era desviado para contas bancárias operadas pelos articuladores do esquema. Até as 8h, 21 pessoas haviam sido presas.
Em nota enviada à reportagem, a assessoria do Banrisul informa que:
"A partir de novembro de 2014, a Auditoria Interna do Banco apurou determinadas irregularidades em aberturas de contas e deferimentos de crédito nas agências Capivari do Sul e Viamópolis. Avaliados os fatos, foram adotadas medidas internas cabíveis, inclusive com a demissão de empregados. Quanto à Operação Stellio, o Banrisul permanece colaborando com as investigações e mantêm integral interesse no esclarecimento dos fatos".
Leia mais:
Homem morto na calçada de hospital era acusado de duas mortes
Dois assaltantes morrem em confronto com policiais em Novo Hamburgo
Polícia combate fraudes em vendas de casas pré-fabricadas
A operação foi coordenada pela Delegacia Fazendária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que teve o apoio do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos.