A Polícia Civil, em operação conjunta com a Brigada Militar (BM) e Inspetoria Veterinária, recuperou 17 bovinos em São Gabriel, na Fronteira Oeste, que tinham sido furtados de uma propriedade rural no município. A operação começou às 7h de quinta-feira e terminou às 21h.
Leia outras notícia de Polícia
De acordo com o delegado José Bastos, os animais foram localizados em Palma, interior de São Gabriel, distante cerca de 50 km do perímetro urbano:
- Alguns dos animais estavam com as marcas adulteradas. Eles são fruto de abigeato e nós suspeitamos que seriam destinados para o abate.
No local, três pessoas foram identificadas como responsáveis pelo crime e conduzidas à delegacia para prestar depoimento. A polícia acredita que eles façam parte de um esquema fraudulento de comércio de animais.
- Os animais ficam em propriedades afastadas por algum tempo, pelo menos até o proprietário desistir de procurar. Daí, fazem a comercialização. Seja do animal vivo ou da carne - explica o delegado Bastos.
Há seis meses, a Polícia Civil, BM e a Inspetoria Veterinária intensificaram ações de prevenção e repressão do abigeato. Isso, pois o crime tem acontecido com regularidade em propriedades rurais da região de São Gabriel.
Os três suspeitos foram liberados após registro da ocorrência e devem ser indiciados por furto qualificado, receptação e adulteração de marca final de animal. Responderão em liberdade. Os animais foram devolvidos ao proprietário.