Analistas do mercado financeiro baixaram novamente a estimativa de inflação para este ano, assim como também piorou a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB).
De acordo com dados do Relatório Focus, divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira, a expectativa para o IPCA, a inflação oficial do país, caiu de 7,43% para 7,31%. Já o PIB, passou para uma contração de 3,66%, contra 3,60% estimada na semana anterior. As informações são do G1.
Leia mais:
Vendas de ovos de chocolate caem 14% nos supermercados gaúchos
Varejo terá difícil travessia à frente, avaliam especialistas
Saiba as últimas notícias de Economia
Foi o terceiro recuo seguido do IPCA. Apesar da queda, ainda permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas e bem distante do objetivo central de 4,5% fixado para este ano.
A melhora na previsão de inflação do mercado financeiro para este ano aconteceu na mesma semana em que foi divulgada inflação de fevereiro, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somou 0,9% - contra 1,27% no mês anterior. Com isso, o índice perdeu força no mês passado.
Para 2017, a estimativa do mercado financeiro para a inflação permaneceu estável em 6% – exatamente no teto do regime de metas para o período.
Quanto ao PÍB, foi a décima piora seguida do indicador. Em 2015, segundo o IBGE, o PIB brasileiro teve um tombo de 3,8% - o maior em 25 anos. Se a previsão de um novo "encolhimento" se confirmar em 2016, será a primeira vez que o país registra dois anos seguidos de contração na economia – a série histórica oficial, do IBGE, tem início em 1948.
Para o comportamento do PIB em 2017, os economistas das instituições financeiras baixaram a previsão de alta de 0,44% para 0,35%. Foi a segunda queda seguida do indicador.