Licenciado por 30 dias, a partir desta segunda-feira, para tratar um câncer no sistema linfático, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) disse que manterá uma "rotina diária de trabalho" com o vice-governador, Francisco Dornelles (PP), que assumiu interinamente, e com o secretariado.
"Nada muda no governo. Vamos seguir dialogando com a população e com o funcionalismo de maneira incondicional, buscando os melhores caminhos para fazer essa travessia", declarou o governador licenciado, em nota distribuída pela assessoria de imprensa do Palácio Guanabara.
Leia mais
Pezão exonera secretário que disse acreditar em "cura gay"
Prefeito do Rio bate boca em hospital municipal por demora no atendimento a filho
Pezão disse que trocará mensagens com Dornelles e alguns secretários e se reunirá "pessoalmente", se necessário.
Pezão considerou "uma honra" ser substituído por Dornelles, "amigo e conselheiro de todas as horas". "É um luxo ter um vice-governador que já foi procurador-geral da Fazenda Nacional, secretário da Receita Federal e titular de três ministérios, Fazenda, Indústria e Comércio e Trabalho. Dornelles é especialista em finanças públicas do Brasil e já vem contribuindo na condução do nosso Estado nesse momento tão delicado", disse o governador.
A grave crise econômica do Rio de Janeiro, causada pela queda brusca de arrecadação em 2015, tem provocado atrasos no pagamento de fornecedores e corte de gastos inclusive em áreas essenciais, como segurança pública.
O governo tem tido dificuldades para pagar servidores, aposentados e pensionistas. A data do pagamento foi transferida do segundo para o sétimo e depois para o décimo dia útil de cada mês. O governo ainda não tem garantidos os recursos para pagar os salários em abril.
O governador e o vice se reuniram no domingo, 27, no hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo (zona sul), onde Pezão está internado desde o dia 12. Na nota distribuída pelo governo, Dornelles diz que seguirá as diretrizes já traçadas pelo governador.
– Pezão é um gestor pautado pelo diálogo e tem feito dessa virtude uma excepcional aliada, nos mais diferentes fóruns, em busca de alternativas para fazer o Estado avançar em meio a essa terrível crise econômica do País. Assumo o governo do Estado imbuído desse espírito, reforçando cada uma das diretrizes do Pezão – declarou o governador interino.
*Estadão Conteúdo