Após quase seis anos desde o anúncio do investimento, a unidade brasileira da empresa alemã KMW foi inaugurada na manhã desta quarta-feira em Santa Maria.
Relembrando a trajetória de burocracias e desafios até a data do descerramento oficial das novas instalações, o CEO da KMW mundial, Frank Haun, não demonstrou ressentimento, mas otimismo. "Se tivesse de esperar mais cinco anos, esperaria", disse ao diretor executivo da KMW do Brasil, Christian Böge.
Mesmo diante da crise política e econômica do Brasil, que pode atrasar novos investimentos em equipamentos de defesa, os alemães não pensam em rever os planos de longo prazo.
A solenidade começou às 11h15min, no pavilhão principal onde os 32 funcionários da empresa trabalham na manutenção e modernização de blindados do Exército Brasileiro desde outubro de 2015. Durante a cerimônia, uma viatura Gepard, de defesa antiaérea, foi simbolicamente entregue ao comandante do Comando Militar do Sul, general-de-exército Edson Leal Pujol.
A modernização dos blindados Gepard consta em um dos contratos vigentes da KMW com o Exército. O outro é a manutenção, durante cinco anos que se encerram em 2016, dos carros de combate Leopard 1A5.
- Queremos contribuir com a forte indústria de defesa do Brasil. Hoje, temos 32 funcionários, três deles são desenvolvedores de softwares de simulação. Mas visualizo mais de 100 pessoas trabalhando aqui - afirmou Haun, reforçando o fato de que a unidade local da KMW será a fábrica de equipamentos a serem vendidos a países da América do Sul.
- Nós investimos no Brasil, como nos comprometemos ao Exército Brasileiro. Chegou a hora de vocês nos colocarem à prova, com encomendas - disse Böge.
O prefeito Cezar Schirmer e o presidente do Legislativo, Luiz Carlos Fort, aproveitaram o momento para assinar o projeto de lei que isenta o IPTU por 5 anos e reduz a alíquota de ISSQN de 4% para 2% pelo mesmo período.
- Esses incentivos são insignificantes do ponto de vista financeiro, mas expressam as nossas boas-vindas - afirmou Schirmer.
NÚMEROS
- Área útil do terreno - 13 mil metros quadrados
- Área construída - 5 mil metros quadrados
- Investimento - R$ 40 milhões
- Funcionários - 32 na área técnica, podendo chegar a 100 quando um novo contrato for firmado
RELEMBRE
2010 - Primeiras notícias de que a KMW procurava um terreno para construir uma unidade em Santa Maria
2011 - Durante a Feira Internacional de Defesa, a LAAD, no Rio de Janeiro, a KMW anuncia oficialmente a instalação na cidade
2012 - Área de 20 hectares às margens da BR-287 é adquirida e licenças ambientais são encaminhadas
2013 - Só 14 meses depois dos pedidos, a Fepam liberou a licença que faltava para iniciar a obra. Demora fez empresa repensar os planos
2015 - Obra é finalizada em junho e, em outubro, funcionários começam a trabalhar na nova sede
Esta quarta-feira - É inaugurada com expectativas de novos contratos de manutenção de viaturas com o Exército, e desenvolver veículos (deve fabricar blindados nos próximos 10 anos) para o Brasil e países vizinhos