A presidente Dilma Rousseff chamou os governadores para uma reunião nesta sexta-feira, na qual será apresentada a proposta técnica de alongamento da dívida dos Estados e as contrapartidas que serão exigidas em troca. O encontro deve ser às 15h.
Depois de se reunir com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), disse que ainda há divergências em torno da proposta.
– Os governadores do Nordeste querem condicionantes mais brandas, nós queremos mais rígidas, mas acredito que até o começo da próxima semana chegaremos a um consenso – afirmou.
Leia mais:
Cunha cancela sessão sobre projeto de renegociação de dívida dos Estados
Sartori faz apelo por unidade contra crise financeira do Estado
Os governadores também têm discordâncias em relação a outros pontos do projeto, como a criação de um fundo com recursos pagos por empresas que receberam incentivos fiscais e os limites para gastos com pessoal.
O governo fará uma série de exigências para alongar por mais 20 anos as dívidas dos Estados com a União. Uma das medidas é limitar o crescimento dos gastos de custeio e pessoal a cerca de 80% do crescimento da receita. A "sobra" de recursos só poderia ser destinada para investimentos.
Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, não divulgou se irá participar da reunião. ZH não conseguiu contato com a assessoria de imprensa.