A 17 dias de lançar a superedição de fim de semana, com mais conteúdo e informação de qualidade para os leitores, ZH recebeu nesta quarta-feira, em um café da manhã na Capital, anunciantes e profissionais de agências de publicidade para apresentar a novidade. Resultado do trabalho de seis meses de pesquisa com leitores e assinantes, a mudança está prevista para o dia 5 de março.
Aos convidados, o diretor de Produto, Marketing e Vendas de ZH, Marcelo Leite, detalhou o que vem pela frente. Leite explicou que a atual edição de sábado, apesar de ser muito bem avaliada pelos leitores, tem uma vida curta, já que a dominical circula logo no início da tarde.
A intenção, com a mudança, é unir as duas edições em uma só, que passará a ser entregue no sábado de manhã, com o melhor das duas, além de novos cadernos com foco em grandes reportagens exclusivas, conteúdo para a família e o lazer.
– Será uma mudança importante. Nos principais jornais do mundo, as edições de fim de semana estão cada vez mais "arrevistadas", com grandes reportagens e conteúdo aprofundado. Estamos seguindo essa tendência – destacou Leite.
Entre as novidades da superedição está o caderno ZH DOC, com 28 páginas de entrevistas, reportagens especiais e novos colunistas, como Fernanda Zaffari, de Londres, e Fernando Eichenberg, de Paris.
David Coimbra, um dos colunistas melhor avaliados pelos leitores, também terá o espaço ampliado, passando a escrever em página inteira no fim de semana. Além de ZH DOC, da Revista Donna, do caderno Vida, que passará a ter 12 páginas, o leitor terá um novo caderno, o Fíndi, focado em serviço, entretenimento, programação cultural e infantil, um pedido do público.
– Lá em casa, todos lemos ZH. Será uma inovação grande, de muita ousadia. Achei sensacional a proposta – disse a diretora de mídia da agência Matriz, Magali Barros.
A renovação do jornal no papel será acompanhada por uma nova edição digital de domingo, a Dominical Digital, preparada especialmente para tablet e smartphone. Quem acessar o material, receberá notícias atualizadas, como, por exemplo, o resultado da rodada de futebol do sábado.
– Como leitora, consumidora e profissional da comunicação, achei a proposta fantástica. ZH está olhando para a nova realidade e para o comportamento dos leitores. Está no caminho certo – resumiu a gerente de marketing corporativo da Tramontina, Rosane Mesturini Fantinelli.
O que disse Fernando Picoral, sócio-diretor da Agência Escala:
"Antropologicamente falando, o gaúcho tem muita rejeição a mudanças. Então, em um primeiro momento, vai haver um sentimento de perda. Mas, quando a superedição estiver nas mãos do leitor, tenho certeza de que ele vai adorar."
O que disse Ricardo Jornada, diretor de novos negócios e incorporação da Cyrela Goldsztein:
"Uma das características mais importantes do Grupo RBS e da ZH, em particular, é o compromisso com a inovação. A superedição reflete isso. As pessoas terão mais tempo para ler o jornal. É uma mudança interessante."
O que disse Maria Eduarda Bastos, gerente de marketing da Panvel:
"A novidade é super positiva. O leitor vai receber informação de qualidade, com conteúdo aprofundado e terá mais tempo para ler, porque vai receber o conteúdo todo no sábado de manhã. Tem tudo para dar certo."