Pelo menos 52 pessoas morreram e 12 ficaram feridas nesta quinta-feira durante uma rebelião em um presídio de Monterrey, informou o governador do Estado de Nuevo León, Jaime Rodríguez.
De acordo com o governador, dos 12 feridos, cinco estão em estado grave. Rodríguez explicou que o motim teve início por volta da meia-noite de quarta-feira e foi motivado pelo confronto entre diferentes grupos de prisioneiros, um deles liderado pelo membro da quadrilha Los Zetas Juan Pedro Saldívar Farías, conhecido como "El Z-27".
Leia mais:
Polícia descobre túnel em construção para tráfico entre México e EUA
Mais de 20 supostos traficantes são detidos na fronteira México-EUA
Antonio Argüello, titular de Comunicação Social da Secretaria de Segurança Pública, disse à AFP que a rebelião aconteceu durante a madrugada e foi controlada menos de duas horas depois. A imprensa local indicou que a rebelião teria ocorrido depois de uma tentativa de fuga, mas a informação ainda não foi confirmada por órgãos oficiais.
Na sexta-feira, o papa Francisco iniciará uma visita ao México, durante a qual irá a um presídio da Ciudad Juárez, cidade localizada na fronteira com os Estados Unidos conflagrada pela guerra entre quadrilhas de traficantes.