Dia a dia, Porto Alegre vai se recuperando do temporal que atingiu a cidade na sexta-feira. Nesta terça, 95% dos clientes estão com o fornecimento de água normalizado, conforme dados do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os 5% restantes - 30 mil imóveis - teriam água nas torneiras até o fim desta noite.
– Vamos realizar as manutenções que restam ainda hoje (terça). Pode haver problemas pontuais amanhã (quarta), mas não estarão relacionados ao temporal – afirmou o diretor-geral do Dmae, Antônio Elisandro de Oliveira.
Leia mais
CEEE contabiliza prejuízo de R$ 3,5 milhões
Segunda balsa vai ajudar a desvirar Cisne Branco na quarta
Os prejuízos de quem está sem luz há mais de 80 horas
A promessa do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, é de que até o meio-dia da quarta-feira não haja mais ruas bloqueadas nem sinaleiras desligadas. Restam sete pontos totalmente bloqueados e 18 parcialmente em função de árvores caídas sobre as vias. Trinta e três sinaleiras seguem desligadas.
De acordo o prefeito em exercício, Sebastião Melo, 41 detentos do semiaberto prestaram auxílio nesta terça. A prefeitura também contou com a ajuda de 60 homens do Exército, que seguirão nas ruas pelo menos até sexta-feira.
– Usaremos do diálogo para tentar estender ainda mais a permanência da tropa. Mas já tive a confirmação de que o apoio material, como os caminhões, por exemplo, vai continuar à nossa disposição – disse Melo.
Na quarta também haverá um acréscimo das equipes que trabalham com motosserras. Pelo menos 15 equipamentos se juntarão aos 60 que estavam em funcionamento nesta terça. Também está marcada para a quarta uma reunião para decidir se parte das equipes que trabalham na limpeza das vias e calçadas realizará a limpeza dos parques. Por enquanto, 1.605 toneladas de entulho foram recolhidas.