O pavor para clientes e funcionários do Banrisul de Esmeralda, nos Campos de Cima da Serra, durou cerca de cinco minutos. A agência foi assaltada no final da manhã desta sexta-feira. O Banco do Brasil da mesma cidade foi atacado na sequência. Ao mesmo tempo, um Banrisul de Flores da Cunha também foi alvo de criminosos.
- Só escutei um estouro e quando vi, já estavam assaltando - conta uma mulher de 36 anos que trabalha próximo ao Banrisul de Esmeralda.
Grupos armados assaltam três bancos ao mesmo tempo na Serra Gaúcha
As duas agências ficam a poucos metros de distância. O Banrisul fica na Rua Castelo Branco, no centro da cidade. Na mesma quadra, mas em uma via paralela, a Avenida São João, fica o Banco do Brasil. Os criminosos conseguiram levar dinheiro dos dois estabelecimentos.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A mulher conta que assistiu com pavor à ação dos criminosos, que não chegaram a atirar, embora portassem diversas armas.
- Tinha um carro estacionado na frente de uma loja na frente do banco, eles apontaram a arma para o homem que estava dentro do carro e mandaram ir para a rua, onde fizeram um cordão humano. Eu só esperei eles irem para o meio da rua e corri para o primeiro andar de onde eu estava, para ficar mais segura. Meu medo era que também me fizessem de refém - relata a mulher.
A testemunha estima que cerca de 20 pessoas tenham sido retiradas do Banrisul e levadas para a rua. Esta sexta-feira, 8 de dezembro, era dia de muito movimento na agência, inclusive de idosos em busca da aposentadoria.
Depois da ação, os criminosos embarcaram em um carro e fugiram em direção ao Banco do Brasil, onde cometeram o segundo assalto na cidade.
- No final era um pânico, todo mundo chorava - lembra a testemunha.
A Brigada Militar faz buscas pela região. Até as 15h desta sexta-feira, ninguém havia sido preso.
Medo
"Só escutei um estouro", conta moradora de Esmeralda que viu assalto a banco
A agência do Banrisul foi a primeira atacada, seguida pelo Banco do Brasil
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: