O temporal que atingiu Porto Alegre na noite de sexta-feira causou prejuízos e deixou milhares sem energia elétrica. Além da busca por orelhões, a falta de luz levou algumas pessoas a correrem atrás de uma tomada energizada para recarregar seus celulares, já sem bateria.
No fim da tarde deste sábado, dezenas de moradores do bairro Menino Deus foram até o Zaffari da rua Múcio Teixeira para "ressuscitar" seus aparelhos.
A farmacêutica Cristine Falcão estava na fila para usar as tomadas. Sem energia e consequentemente sem bateria no celular, ela não conseguiu se comunicar com a mãe, que mora no liroral sul do Estado.
– Moro aqui no bairro, não tenho luz, minha mãe está me ligando da praia do Cassino e eu estou zerada de bateria. Me falaram que o mercado estava funcionando e aí vim carregar. Vou ir às compras, mas primeiro quero garantir a bateria – disse ela.
As pessoas que usavam as tomadas formavam rodas de conversa enquanto esperavam para recarregar seus aparelhos. O professor João Celiani ficou sem bateria no celular e lembrou do gerador do supermercado.
– Não tenho luz em casa e aí lancei mão do Zaffari, me lembrei que eles têm gerador. Vou esperar carregar o máximo e até amanhã (domingo) eu tenho garantido. Amanhã eu volto – brincou ele, que também foi ao local comprar gelo e velas.
A disponibilidade das tomadas do supermercado não foi anunciada, mas a gerência resolveu ceder a energia mantida pelo gerador do estabelecimento. Conforme o Zaffari da Múcio Teixeira, a grande procura esgotou os estoques de gelo, fósforos, velas, lâmpadas e caixas de isopor.