É uma decisão irreversível. A suspeita de encerramento das atividades da unidade de Caxias do Sul da Robertshaw do Brasil foi confirmada pela diretora de Recursos Humanos da empresa, Kecy Ceccato, que trabalha na planta de São Paulo. A informação é da jornalista Silvana Toazza, do blog Caixa-Forte.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Os diretores estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira no gabinete do prefeito Alceu Barbosa Velho, atendendo convite para conversar com lideranças e sindicalistas, após já ter participado de encontro na parte da manhã com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, e com o gerente regional do Ministério do Trabalho, Vânius Corte. Na pauta, a preocupação com o fechamento da empresa e com a demissão de pelo menos 400 colaboradores.
- É uma história de quase 50 anos que deixa de existir. A empresa começou aqui, se fez aqui com dificuldades e agora fecha. Como ficam os trabalhadores, a economia, o município - afirmou o prefeito.
A diretora de RH comunicou que a decisão do fechamento da unidade, que tem 90% de sua produção de termostatos, foi tomada em âmbito mundial (a sede é nos Estados Unidos).
- Há um ano comunicamos nossos colaboradores dessa decisão. Trabalhamos muito, inclusive para manter a empresa no Brasil - contou, garantindo a assistência aos trabalhadores que serão dispensados.
A produção de termostatos já foi transferida, inclusive, para a unidade de Manaus. Após o diálogo com a diretora de RH, Alceu ligou para o CEO da empresa, Alípio Fonseca, em São Paulo.
- Fiz o apelo a ele para tentar reverter a situação, mas ele reforçou a decisão da multinacional - lamentou o prefeito.
Assis Melo tenta reverter a situação e acredita que o intuito da empresa seja mudar o local para lucrar mais.
- O grupo não pode chegar amanhã (quinta-feira), na volta das férias dos funcionários, e dizer que a empresa não existe mais aqui e estão todos demitidos - tentou sensibilizar o presidente do sindicato.
- É uma informação consolidada - anunciou a diretora.
É mais uma leva de demitidos num cenário perturbador: Caxias fechou 2015 com 14 mil vagas de trabalho a menos.
Economia
Robertshaw fechará unidade de Caxias e demitirá 400 trabalhadores
Decisão do fechamento foi tomada em âmbito mundial
Silvana Toazza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project