Em entrevista ao programa Supersábado, da Radio Gaúcha, o presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, falou sobre os trabalhos da companhia para reestabelecer a energia elétrica em Porto Alegre, onde mais de 300 mil clientes estão sem luz devido ao temporal da noite de sexta-feira. Segundo Machado, ainda não há previsão para que o abastecimento seja normalizado, embora ele acredite que o problema deva ser resolvido ainda durante o fim de semana.
– O principal processo com que estamos lidando neste momento é com relação à segurança. Não podemos fazer a religação porque há redes e postes caídos pelas ruas. Esse é um critério de segurança que nós somos obrigados a tratar. Nosso objetivo é normalizar o mais rápido possível, mas só poderemos fazer isso no momento em que estiverem recompostas as redes que estão tombadas – afirmou.
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Equipes da CEEE estão pelas ruas fazendo o mapeamento das regiões mais afetadas pela tempestade. Às 10h30min deste sábado, a companhia fará uma reunião com coordenadores da Defesa Civil, Smam, Eptc e DMLU no Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC) para alinhar ações de trabalho. O principal objetivo do encontro é organizar uma operação conjunta para retirada de árvores caídas sobre postes e cabos elétricos.
Nelcir Tessaro, coordenador geral da Defesa Civil de Porto Alegre, também comentou o trabalho em parceria com outros órgãos para agilizar o restabelecimento da energia elétrica:
– Ainda não temos balanço de todos os estragos. As nossas equipes estão trabalhando em conjunto com a Smam, Eptc, DMLU e Corpo de Bombeiros na retirada das árvores caídas. A prioridade é liberar o acesso para fluir o trânsito e liberar energia para os moradores.
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Outro problema enfrentado pela CEEE é em relação à comunicação dos clientes com a empresa. De acordo com Machado, a condição preferencial de contato com o usuário era via torpedo, mas o serviço foi interrompido devido ao rompimento de um cabo de energia ótica da Procergs durante o temporal. Em razão disso, o número de teleatendimento (0800 721 2333) está congestionado. Ainda assim, o presidente pede para que os consumidores insistam nesse telefone até conseguir atendimento.
– O temporal não afetou somente a rede elétrica, mas toda a infraestrutura da cidade. Também temos dificuldades na telefonia celular, em relação à intensidade de sinal. Por isso, pedimos compreensão da população. Nosso objetivo é recompor o estabelecimento de energia o mais breve possível – concluiu Machado.
Segundo a assessoria de imprensa da CEEE, as equipes darão prioridade para restabelecimento de energia aos hospitais.
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A Defesa Civil orienta que a população entre em contato pelo 199.
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