Um forte vendaval nos bairros Pioneiro, Pôr-do-Sol e Fátima, em Caxias do Sul, por volta das 17h desta quarta-feira (9), destelhou parte da escola municipal Mansueto Serafini, o ginásio da instituição e 20 casas do entorno, no bairro Pôr-do-Sol. Quatro famílias tiveram que deixar as suas casas, que tiveram a maior parte do telhado arrancada.
No Fátima, 15 casas ficaram destelhadas conforme a Defesa Civil do município que, junto com os bombeiros, distribuiu lonas. Cerca de mil clientes da RGE ficaram sem luz.
A escola tem cerca de 300 alunos, entre educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, ensino fundamental completo e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite. Parte do muro da escola caiu e a cerca de ferro também foi danificada. No momento do temporal, as crianças estavam em aula. Ninguém se feriu.
Conforme a secretária de Educação de Caxias, Marléa Ramos Alves, a parte do telhado atingida no prédio da escola foi justamente a que cobria a maior parte das salas de aula, que foram alagadas. Os danos foram mínimos na parte que recobre a área administrativa, incluindo a direção.
Os prejuízos ainda estão sendo avaliados. As aulas foram suspensas pelo menos até a sexta-feira (11). Marléa não descarta a possibilidade de pedir espaço junto a escolas estaduais para a finalização do ano letivo, previsto para terminar no dia 18 de dezembro, mas isso será definido a partir de quinta-feira (10).