Ao menos 27 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas neste sábado em um triplo atentado suicida no mercado de Loulou Fou, uma ilha do Lago Chade, informou uma fonte de segurança em N'Djamena.
- Três suicidas detonaram seus explosivos em três lugares distintos no mercado semanal de Loulou Fou, em uma ilha do Lago Chade - afirmou uma fonte de segurança.
Estado Islâmico chama de "soldados do califado" autores de tiroteio na Califórnia
A região encontra-se em estado de emergência desde 9 de novembro devido a atentados suicidas cometidos pelos islamitas nigerianos do Boko Haram, grupo próximo à organização jihadista Estado Islâmico (EI).
Há meses, o Boko Haram multiplicou os atentados em aldeias do lago Chade, situadas a alguns quilômetros da fronteira com a Nigéria. O ataque mais sangrento nas margens do local ocorreu em 10 de outubro, com 41 mortos e 48 feridos.
O lago está dividido entre Nigéria, Níger, Camarões e Chade. Embora sua superfície se reduza a cada ano devido à mudança climática, abriga uma multidão de ilhas e ilhotas povoadas por pescadores. A vegetação densa que circunda o lago facilita a infiltração de islamitas do Boko Haram em território chadiano para cometer ataques.
Desde o início do ano, o exército chadiano participa de uma operação militar regional contra o Boko Haram, grupo que tem estendido suas operações além do nordeste da Nigéria, seu bastião, e que opera em países limítrofes: Chade, Níger e Camarões.
* AFP