Uma capacitação de profissionais dos programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Estratégia de Agentes Comunitários da Saúde (EACS) ocorre em Santa Maria, na Região Central, entre terça-feira (1°) e sexta-feira (4). A Capacitação acontece no Colégio Manoel Ribas, das 8h às 18h.
Em consequência disso, 13 postos de saúde do município ficarão fechados durante o período, e outras cinco terão atendimento reduzido. As Unidades de Saúde que não terão atendimento são as que são compostas apenas por equipes do ESF, e ficarão sem atendimento nos dias em que a equipe estará no curso. Já as unidades de EACS sofrerão redução no atendimento.
Ao todo, 230 profissionais da saúde estarão no curso. O programa de capacitação é composto de 6 oficinas, e esta é a segunda no município. A primeira aconteceu em novembro. A Capacitação é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES RS), 4° Coordenadoria Regional de Saúde (4° CRS) e a Secretaria de Município da Saúde de Santa Maria.
Unidades sem atendimento na terça e quarta-feira
ESF São José;
ESF Bela União;
ESF Santos;
ESF Alto da Boa Vista;
ESF Parque Pinheiro Machado;
ESF Roberto Binato;
ESF Santo Antão.
Atendimento reduzido:
EACS Oneyde de Carvalho;
EACS Itararé.
Unidades sem atendimento na quinta e sexta-feira:
ESF Maringá;
ESF Urlândia;
ESF Lídia;
ESF Vitor Hoffman;
ESF São João;
ESF Arroio do Só/Pains.
Atendimento reduzido:
EACS Wilson Paulo Noal;
EACS Kennedy;
EACS Floriano Rocha