Morreu, às 4h55min da madrugada desta quinta-feira, em Santa Maria, o desembargador aposentado e ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Renan Kurtz, 78 anos.
O político, que completaria 79 anos em 10 de fevereiro, estava internado há uma semana no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo. Ele era casado com Raquel Bernardes Kurtz, e tinha quatro filhos, Fernanda, Adriana, Carlos Renan e Luna. De acordo com a esposa, ele morreu em decorrência de um câncer no pâncreas.
- Essa cidade é o amor da vida dele, ele nunca quis sair daqui. Ele foi um político de mão cheia e mesmo aposentado, em casa, ele estava mobilizado. Ele era um homem do povo que sempre amou profundamente Santa Maria - comenta Raquel.
O sepultamento de Kurtz está marcado para as 17h no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. O velório ocorre desde as 10h30min desta quinta-feira, no prédio da SUCV, na Rua Venâncio Aires, onde fica o gabinete do prefeito Cezar Schirmer.
_ Ele era um exemplo de conduta ilibada. Deixa muitos amigos e saudade. É um exemplo de político que quase não existe mais _ afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini (PDT).
O prefeito em exercício, José Haidar Farret, decretou luto oficial por um dia, em Santa Maria. O prefeito Cezar Schirmer também lamentou o falecimento de Kurtz:
- Além de ter uma vida pública exemplar, foi uma das pessoas mais dedicadas à cidade. Ele concorreu à prefeitura mas não conseguiu. Tenho certeza que teria sido um grande prefeito. Estou muito triste, era uma grande pessoa e um grande amigo.
O vereador Werner Rempel (PPL) esteve no velório de Kurtz e também comentou sobre a perda:
- O Renan foi, ao longo de muito tempo, uma referência para uma geração que veio depois dele. Era um homem extremamente perspicaz, com grande capacidade de trabalho e com grande visão política. Era uma pessoa que nunca olhava para a aldeia sem antes inseri-la em um contexto maior, como tem de ser feito. Ele servia a Santa Maria e deixará um legado enorme. A memória dele ficará presente e nunca o esqueceremos.
Um crítico da ditadura
Carlos Renan Kurtz é natural de Santa Maria e começou na carreira política na década de 1960. Três anos depois, foi o vereador mais votado de Santa Maria pelo PTB. Em 1964, foi preso por cinco dias no Regimento Mallet por fazer críticas ao regime militar.
Perseguido pela ditadura, dedicou-se ao concurso para juiz federal do trabalho, no qual foi aprovado. Em 1969, teve os direitos políticos cassados pelo Conselho de Segurança Nacional, conforme informações do portal da Sedufsm.
Luto
Morre, aos 78 anos, o ex-deputado estadual Carlos Renan Kurtz
Ele estava internado há uma semana no Hospital de Caridade, em Santa Maria
GZH faz parte do The Trust Project