Com a proximidade de janeiro e fevereiro, meses em que o litoral gaúcho mais recebe turistas, hotéis da Região Central do estado também acabam lucrando. É o caso dos dois principais hotéis de São Gabriel, que já têm finais de semanas em que não há mais reservas em 2016.
Muitos argentinos se deslocam para as praias do Rio Grande do Sul. No caminho, param em São Gabriel para descansar, já que seguem pela BR-290. Eles geralmente ficam uma noite. Nos hotéis São Luiz e San Isidro, que ficam próximos à rodovia, os dias de maior movimento são as chamadas quinzenas - início, meio e fim de mês. Isso porque os argentinos costumam ficar temporadas de 15 dias no litoral, de acordo com a administração dos hotéis.
No Hotel San Isidro, o recepcionista atendeu a reportagem em espanhol. Depois, o responsável pelo setor de reservas, Douglas Lange, explicou que, nesta época, a maioria das ligações são de argentinos. Nos dias em que está lotado, a maioria das reservas dos cerca de 150 apartamentos é de turistas da Argentina. O movimento registrado este ano é cerca de 35% maior em relação ao ano passado, principalmente em função da desvalorização da moeda brasileira. Douglas trabalha há cinco anos no hotel e, de acordo com ele, este é o ano em que a expectativa é a mais alta.
No Hotel São Luiz, em outubro deste ano a administração já registrava um aumento de cerca de 70% das reservas em relação ao ano passado. Desde junho o hotel já recebe reservas para os cerca de 130 apartamentos, também, na sua maioria, de turistas argentinos. As datas em que já há lotação total são de janeiro, mas a administração dos hotéis também aguarda movimentação alta para fevereiro.