O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, lançou neste domingo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República em 2018. Em coletiva de imprensa no Palácio dos Leões, sede do governo maranhense, o pedetista afirmou que o ex-ministro da Fazenda do governo Itamar Franco e da Integração Nacional do governo Lula é o político "mais preparado" e "mais habilitado" para a função.
Cid e Ciro Gomes anunciam filiação ao PDT
Ao lado do governador do Maranhão, Flávio Dino (PcdoB), Lupi fez questão de ressaltar que o lançamento da candidatura de Ciro não é uma "oportunidade eleitoral". Prova disso, ressaltou, foi a defesa que ele, Ciro e Dino fizeram contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff durante a coletiva de imprensa.
- Não estamos defendendo a presidente Dilma por conveniência - ponderou.
Moisés Mendes: Ciro Gomes põe o diabo no redemoinho
Ciro não comentou o assunto durante a coletiva de imprensa. Em entrevistas recentes, contudo, o ex-ministro já tinha dado sinais de que quer ser candidato à sucessão de Dilma em 2018. Caso a candidatura se confirme, será a terceira vez que o ex-ministro disputa o Palácio do Planalto. Ele foi candidato à presidente em 1998 e 2002, terminando em terceiro e quarto lugar na disputa, respectivamente.
Cotados para disputar a Presidência em 2018 têm alta rejeição, diz Ibope
Rosane de Oliveira: pesquisa revela desencanto do eleitor
Após o anúncio feito por Lupi, o governador do Maranhão, Flávio Dino, homenageou o ex-ministro Ciro Gomes. Durante a coletiva, Dino elogiou Ciro, que, na avaliação do governador maranhense, é um dos brasileiros "mais lúcidos", "mais preparados" e "mais habilitados" para interpretar o momento atual da política brasileira.
* Estadão Conteúdo