A quantidade de municípios gaúchos na lista das cem maiores economias do Brasil caiu em 2013. Apenas cinco cidades figuram nessa relação. Depois de apresentar um bom desempenho no setor industrial e conquistar algumas posições em 2012, Passo Fundo voltou a cair no ranking e ficou de fora do pelotão de elite nacional.
Porto Alegre segue sendo a cidade gaúcha com maior Produto Interno Bruto (PIB), mas também perdeu participação na economia do país, aponta a Fundação de Economia e Estatística (FEE) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi ultrapassado por Campos dos Goytacazes (RJ), única cidade que não é capital a figurar no topo da lista, e ficou com a oitava posição na geração de riqueza.
As cidades gaúchas onde a economia mais cresceu e mais encolheu em 2013
Com supersafra de soja, RS tem segundo maior PIB do Brasil na agropecuária
A cidade fluminense, que gerou, em 2013, R$ 58,2 bilhões e foi responsável por 1,10% do PIB nacional, tem a economia pautada pela extração de petróleo e gás. No mesmo ano, a capital gaúcha gerou R$ 57,3 bilhões e foi responsável por 1,08% do PIB nacional, percentual menor que no ano anterior (1,09%).
Sete cidades mais ricas concentram 25% do PIB do Brasil
Triunfo: renda da Alemanha, qualidade de vida da Bósnia
Também perderam posições no pelotão de frente Canoas (de 38º para 67º) - onde fica a Refinaria Alberto Pasqualini, prejudicada porque teve de a operar com preços abaixo de mercado na produção de combustíveis devido à política de reajuste da Petrobras - e Rio Grande (de 75º para 97º), abalado pela desaceleração da indústria naval na cidade.
Por outro lado, Caxias do Sul e Gravataí tiveram uma leve melhora na colocação. O município da Serra, que tem uma forte indústria metal mecânica, subiu do 35º para 32º lugar. Já a cidade da região metropolitana avançou da 88º para 77º posição.
Veja os dados de cada município: