Terminou mal o dia para a quadrilha que assaltou o Banrisul de Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.
Tripulando uma Ecosport, os bandidos fugiram pela Estrada do Faxinal - uma rodovia de terra, de cascalho e estreita, que separa o Estado de Santa Catarina. O caminho escolhido passa pelo famoso cânion do Itaimbezinho.
Leia as últimas notícias
Na descida para território catarinense, toparam com uma barreira da PM catarinense. Inconformados, os quadrilheiros tentaram furar o bloqueio, atirando. Na troca de disparos, um criminoso morreu e outro, baleado, fugiu com um comparsa. Um policial foi baleado, num braço, mas não corre risco de vida.
Não se sabe a identidade do bandido morto. Os PMs começaram uma caçada humana pelos campos e matas da região, com uso de cães farejadores e solicitação de apoio aéreo. Ganharam também apoio da Polícia Civil, que procura os bandidos em Araranguá (SC).
Foi o segundo tiroteio envolvendo a PM catarinense na tarde desta sexta. O primeiro aconteceu em Tubarão (SC), Sul do Estado. Bandidos que explodiram caixas eletrônicos numa agência em Treze de Maio (SC) fugiram pela BR-101, mas foram interceptados por policiais militares.
Eles trocaram tiros duas vezes com os PMs, mas conseguiram escapar, deixando para trás um veículo e uma espingarda.
No Rio Grande do Sul, o roubo em Cambará do Sul foi o sexto do dia. A cobiça dos assaltantes foi despertada porque a sexta-feira coincidiu com data de pagamento em muitas empresas.
Ocorreram assaltos em agências bancárias de Eldorado do Sul, Triunfo, Santa Maria do Herval e Bento Gonçalves, além de Cambará do Sul.
Os ladrões armados atacaram a agência do Banrisul de Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, às 15h20min desta sexta-feira. Segundo relatos de moradores da cidade, que assistiram o ataque escondidos atrás de carros e dentro de lojas, três criminosos mascarados chegaram no banco em uma caminhonete.
O veículo havia sido roubado de um morador de Cambará, que foi levado para dentro do banco como refém. Enquanto um criminoso ficou de prontidão na frente da agência, outros dois entraram, renderam os seguranças e roubaram dinheiro.
- O ataque durou uns 10 minutos. Deu pra ver tudo do lado de fora. Eles fizeram os funcionários abrir o cofre. Saíram com vários malotes - conta um comerciante, que pediu o anonimato.
Para garantir a fuga, o trio abandonou a caminhonete e levou dois vigilantes como reféns em um carro preto, também roubado de outro cliente. Segundo a Brigada Militar de São Francisco de Paula, os guardas foram liberados em seguida, sem ferimentos.
- Eles estouraram um vidro do banco e saíram carregando um malote. Muitas pessoas que estavam na rua se esconderam, mas deu para ver parte do assalto. Os ladrões usavam armas compridas. Foi assustador - conta outra testemunha, que também preferiu não ser identificada.
Os criminosos e o carro usado na fuga ainda não foram localizados. Outros dois homens teriam dado apoio ao ataque.
Funcionários do banco confirmaram o roubo e também afirmaram que ninguém ficou ferido na ação. Contudo, eles preferiram não se manifestar à reportagem.