O município de Tupanciretã, na Região Central, com pouco mais de 22 mil habitantes, deverá contar com sete câmeras de monitoramento por vídeo até o final de 2015. A confirmação é do prefeito Carlos Augusto Brum.
Até agora, há quatro câmeras instaladas, mas elas ainda não estão em funcionamento. Elas ficam nas entradas da cidade (duas) e na região central. Além disso, outras três devem ser instaladas nos próximos dias - nos bairros Pedreira e Chiapeta e no caminho para o interior do município. Os pontos foram escolhidos porque cobrem os pontos principais da cidade.
De acordo com o prefeito, o que falta agora, além da instalação dessas três, é a coordenação da central de monitoramento, que será feito pela Brigada Militar. No quartel da BM, um policial ficará responsável por vigiar as câmeras - e, em caso de movimentação suspeita, enviar o devido policiamento.
Os equipamentos foram adquiridos através do Comaja - Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí. A licitação foi feita em conjunto com os municípios e tem participação tanto das prefeituras quanto do Estado. O projeto prevê, ao todo, 18 câmeras instaladas no município em mais três anos. A garantia da prefeitura, por enquanto, é de sete até o fim de 2015.