A Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim, finalmente chegou à região. Santiago e São Francisco de Assis são os primeiros municípios da região a integrar esse sistema, implantado em conjunto por prefeituras, Junta Comercial e Sebrae.
A Redesim tem o propósito de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. Outro avanço é a definição da classificação do grau de risco dos empreendimentos, que possibilita um trâmite mais rápido para as empresas classificadas como de baixo risco. O lançamento da Redesim ocorreu nesta terça-feira, em Santiago.
- Com a Redesim, haverá um local único para entrega de documentação de registro e alvará das empresas. Em Santiago, o processo será centralizado na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo explicou o gestor de políticas públicas de Santiago, Carlos Eduardo Machado dos Santos.
Municípios como Ijuí, Santa Rosa, Horizontina, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, São Marcos, Esteio, Garibaldi, Lajeado, Guaíba, São Leopoldo e Nova Santa Rita também estão integrados à RedeSim no Estado. O Sebrae/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 cidades até o final do ano.
Santa Maria já assinou a adesão à Redesim e alguns processos já estão sendo modificados, mas o sistema ainda não foi totalmente implantado.
Para o poder público municipal, os benefícios são ter uma base de dados compartilhada, incremento de impostos por meio do maior número de empresas formalizadas, entre outros. Para o empreendedor, as vantagens são a entrada única de documentos e a redução no tempo de tramitação dos registros.