A frente fria que atua sobre o Rio Grande do Sul se afasta nesta quarta-feira, no entanto, mantém a umidade alta e muitas nuvens no Estado. Com isso, chove em quase todas as regiões, com exceção da Campanha e do Sul.
De acordo com a Climatempo, a Serra deve ter chuva constante durante toda a quarta-feira. Nas outras áreas, como Grande Porto Alegre, Litoral Norte, Centro, Fronteira Oeste e Norte, as pancadas devem ser isoladas e esparsas, mas ocorrem a qualquer hora do dia.
A temperatura cai em relação à terça-feira, principalmente à tarde. Na Capital, por exemplo, a máxima, que chegou a 26ºC na terça, não deve passar dos 22ºC na quarta. As mínimas, por outro lado, se mantêm amenas devido à nebulosidade.
O cenário na quinta-feira não deve mudar muito. Região Metropolitana, Litoral e Centro seguem com pancadas de manhã e à tarde, mas terão aberturas de sol. Na Serra, o tempo segue fechado, com chuva mais constante. No Sul, na Fronteira e na Campanha, o tempo fica firme, apesar do excesso de nuvens.
A temperatura cai mais durante a madrugada devido à entrada de uma massa de ar frio. Em Bagé e Bom Jesus, a mínima fica em torno de 12ºC e, na Capital, fica em 15ºC.
Na sexta-feira, a maioria do RS deve ter sol entre nuvens, com tempo mais firme. Pode haver chuva isolada no Planalto e na Serra, embora o sol também possa aparecer. A sensação é de frio pela manhã e há possibilidade de nevoeiro, inclusive em Porto Alegre. À tarde, a temperatura sobe mais, e pode chegar a 23ºC na Capital e 25ºC em Santa Maria.
Os temporais podem voltar a atingir o Estado a partir da tarde de sábado, que é quando a temperatura sobe e a umidade aumenta. Segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, há chance de trovoadas e rajadas fortes de vento.