Um homem de 32 anos foi preso por extorsão e por pedofilia nesta quinta-feira (26) em Santa Maria. De acordo com a polícia, através de perfis falsos em redes sociais, ele conseguia fotos nuas de meninas e, depois, ameaçava publicá-las na internet.
Pelo menos sete vítimas de 12 a 14 anos, de mais de uma cidade da Região Central, já foram identificadas. No entanto, o delegado Antônio de Freitas Firmino, que conduz a investigação, acredita que sejam mais de 30. A investigação começou na Delegacia de Polícia de Formigueiro, já que houve relatos de três vítimas à polícia. Nesta quinta, a 4ª Delegacia de Polícia de Santa Maria cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do homem, na rua Marechal Deodoro, no Bairro Itararé. Foram apreendidos um celular e um computador com pelo menos 50 fotos de vítimas.
O homem tinha três perfis falsos na rede social Facebook em que se passava por uma menina de 12 anos. Ele entrava em contato com adolescentes, ficava amigo delas e, então, sugeria que elas trocassem fotos nuas. Quando a menina enviava a primeira foto, ele se identificava e orientava como deveriam ser as próximas fotos - se elas não enviassem, ele avisava que iria divulgar as imagens na internet.
A Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento está lavrando o flagrante. O homem deve ser encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).