O presidente francês, François Hollande, fez nesta sexta-feira um apelo aos deputados britânicos "de solidariedade com a França" para que aprovem ataques aéreos na Síria.
O objetivo, segundo ele, é combater o grupo Estado Islâmico (EI).
"Apenas posso pedir a todos os deputados britânicos, em solidariedade com a França, mas, sobretudo, também por consciência na luta contra o terrorismo, a aprovar essa intervenção", declarou Hollande à AFP, no âmbito da cúpula da Commonwealth em Malta.
Hollande evocou "uma vontade comum de lutar contra o terrorismo" e comemorou o engajamento da chanceler alemã, Angela Merkel, de apoiar o esforço francês, se a Bundestag (Parlamento) aprovar.
"Espero que esses dois países sigam nesse sentido, considerando-se os laços de amizade, considerando-se o que está em jogo na luta contra o terrorismo", insistiu, citando "a amizade franco-britânica" e "a amizade franco-alemã".
"Mas o que está em jogo vai além de nós, porque, se nós fomos atingidos na França, foi o conjunto da Europa que foi atingido e foi o conjunto dos países que querem preservar a liberdade que foi, de fato, atacado", acrescentou.
Na quinta-feira, o primeiro-ministro conservador britânico, David Cameron, convocou o Parlamento a apoiar os ataques britânicos contra o EI na Síria.
Londres já realizou esse tipo de intervenção no Iraque, mas, em agosto de 2013, o Parlamento se opôs a ataques aéreos na Síria.
A votação sobre o tema pode acontecer na semana que vem na Grã-Bretanha.
lum/fcc/gg/tt/lr