Agora, em novembro de 2015, a duplicação dos 4,3 km da Faixa Velha de Camobi, em Santa Maria, deveria estar 100% concluída, porém, devido a atrasos nos pagamentos e impasses na obra, dois anos depois do início, menos de um terço está pronto.
Ao menos, surge uma boa notícia: o Daer finalmente resolveu o imbróglio que emperrava a construção do viaduto no cruzamento com a Avenida Osvaldo Cruz. Não será preciso licitar novamente a obra e estão avançadas as tratativas com a construtora Sogel para que o contrato seja assinado com o Daer.
Segundo o superintendente regional do Daer na cidade, Julio Huber, falta também o licenciamento ambiental da obra. Ele acredita que a construção do viaduto começará no início de 2016. Para isso, será preciso fazer e asfaltar um desvio ao lado da atual rodovia, no sentido Centro-Camobi. Já de Camobi em direção ao Centro, o tráfego deve ser desviado pela Avenida Osvaldo Cruz, segundo Huber.
O "Diário" apurou que, apesar de o prazo ser de 12 meses, se não houver empecilhos, a Sogel pretende construir o viaduto em seis meses. Já os aterros e as barreiras de contenção serão construídos pela Della Pasqua, que faz a duplicação. O Daer também está iniciando os processos para desapropriar alguns imóveis.
Os pagamentos à Della Pasqua estão atrasados, mas a empresa segue trabalhando normalmente. Ainda não há previsão de conclusão da duplicação, mas pelo menos agora, os nós estão sendo desatados.